Turma

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

BRINCANDO COM OS NÚMEROS

JOGO DA MEMÓRIA - NÚMEROS EM LIBRAS

Estimular a quantificação dos números com as figuras e explorar a identificação dos números em LIBRAS.

Apresentar as fichas uma por uma, separando as figuras dos números/Libras. Proporcionando a visualização de todas as fichas para que a criança faça a memorização das mesmas. Com a participação de todos, um por vez, escolhe duas ficha, uma do lado direito (figuras) e a outra do lado esquerdo (números/Libras), encontrando o par que representa figura-número/Libras.









"O LÚDICO COMO FACILITADOR NO ENSINO DA LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" 
Acesse o site Educação Pública e saiba mais sobre Libras na Educação Infantil

"Os jogos favorecem o domínio das habilidades de comunicação, nas suas várias formas, facilitando a autoexpressão. Encorajam o desenvolvimento intelectual por meio do exercício da atenção, e também pelo uso progressivo de processos mentais mais complexos, como comparação e discriminação; e pelo estimulo à imaginação. Todas as vontades e desejos das crianças são possíveis de serem realizados por meio do uso da imaginação, que a criança faz através do jogo (Gioca, 2001, p. 22).

terça-feira, 20 de novembro de 2018

MIN E AS MÃOZINHAS

Vamos dar uma mãozinha para a inclusão?


Min e as Mãozinhas é um desenho animado voltado e pensado para crianças surdas e ouvintes, inteiramente em LIBRAS e procura não só divertir, como também ensinar a língua de sinais ao público. O desenho é direcionado para crianças de 3 a 6 anos e já está disponibilizado no Youtube.


Primeiro desenho animado em LIBRAS, a língua brasileira de sinais, promovendo a inclusão e diversão, para que os surdos possam aproveitar um desenho sem dividir a atenção e os ouvintes aprendam sobre os surdos, como interagir e também essa língua tão essencial para se comunicar com mais de 10 milhões de brasileiros.  ACESSE e saiba mais sobre o assunto!

Apoie Min e as mãozinhas!







terça-feira, 13 de novembro de 2018

DESENHANDO COM A LOUSA MÁGICA

"Por meio de um desenho, é possível saber mais do que se imagina sobre uma criança: como ela se desenvolve e como se expressa em relação ao seu mundo e cultura."


Com a LOUSA MÁGICA é possível rabiscar e apagar quando quiser, sem borrões e sem gastar folhas de papel.

Com a lousa mágica elas:
  • Faz seus desenhos com muita criatividade;
  • Desenvolve a noções de espaço;
  • Desenvolve a grafia das letras, números e símbolos;
  • Explora a coordenação motora fina.

















     As crianças amam este recurso!!!
lapis-imagem-animada-0011

terça-feira, 6 de novembro de 2018

O QUE EU PRECISO? ... O QUE EU DESEJO?

CAIXA DOS SENTIDOS - CADERNO DO EDUCADOR PROJETO "SONHAR, PLANEJAR E ALCANÇAR".


Compreender a diferença entre as necessidades básicas (aquelas coisas que as crianças não poderiam sobreviver sem) e os desejos (aquelas coisas que as crianças desejam, mas sem as quais podem sobreviver). Desenvolver um senso positivo de bem-estar individual e coletivo.

  • objetos cotidianos necessários ao bem-estar da criança e que sejam encontrados na cozinha, no quarto e no banheiro das suas respectivas casas. 
  • objetos cotidianos que não são desejos supérfluos.













“Há algumas coisas que eu preciso e algumas coisas que eu quero (mas não preciso)”